Total de visualizações do blog

20 maio 2018

Conheça a Pedra Chapéu do Sol, uma das 7 maravilhas do Estado de Goiás


pedra chapéu do sol

  E aí galera, beleza? Sou o Everton, marido da Andressa e a partir de hoje vou começar a escrever algumas matérias sobre alguns lugares aqui de Goiás. Espero que vocês gostem. Bora lá?
   Hoje vou falar pra vocês sobre a famosa "Pedra Chapéu do Sol", localizada na cidade de Cristalina em Goiás. Esse monumento é considerado uma das 7 maravilhas do Estado de Goiás e faz parte da Reserva Legal "Parque das Pedras" da Fazenda Sucupira a cerca de 7 km do centro da cidade. Está localizado a apenas 130 km de Brasília e a 290 km de Goiânia.
  Se por acaso estiver passando perto de Cristalina não deixe de reservar um tempinho para conhecer este monumento incrível. Pense só: um bloco de granito de aproximadamente 500 toneladas, equilibrado a milhões de anos sobre uma base de pouco mais de um metro de diâmetro? Pois então, é exatamente isso. É um fenômeno da natureza inacreditável! Já havíamos visto antes por foto e precisávamos conhecer pessoalmente, pois só assim pra ver o quão intrigante é esta pedra e como consegue se equilibrar em uma base tão pequena.

pedra chapéu do sol
Base que sustenta a pedra

Como foi formada?


   Um dos guardiões desse monumento nos explicou que aquela região já foi coberta pelo mar a milhões de anos atrás e com o passar do tempo foi recuando e as pedras foram se assentando , formando assim esse belo cartão postal.
   Até o ano de 2014 a entrada era livre e sem controle algum e com isso as pessoas iam até lá para fazer pichações, usar drogas e acredite se quiser já tentaram até derrubar a pedra com dinamites (isso mesmo, DINAMITES), mas felizmente não conseguiram. Após 2015 o proprietário da fazenda decidiu cuidar do patrimônio, já que ficava em suas terras. Sendo assim tomou medidas de recuperação e preservação do lugar, colocando uma porteira para controlar a entrada de seus visitantes e estipulando horário para visitação.

pedra chapéu do sol


Pinturas rupestres


   Há também inscrições rupestres ainda em estudo registrando que existiram habitantes na própria pedra e em seus arredores há milhares de anos. Em cada desenho pode se ver a forma como viviam e a importância de cada parte da pedra como se fosse uma casa que nos mostra o quanto ela tem de história para nos contar. O legal é que o guardião da pedra conhece muito bem lá e conta toda a história como um guia, além de ajudar a tirar suas fotos nos melhores ângulos.

pedra chapéu do sol
Inscrição rupestre de um peixe

pedra chapéu do sol
Inscrição rupestre com marcas de mãos

Fotos:  Arquivo pessoal

Horário de funcionamento: Todos os dias das 9:00 ás 17:00 hs.

Obs: Até a data em que fomos a entrada era gratuita, mas como estão com um projeto para fazer uma pousada e trilhas por lá, logo iriam cobrar uma pequena taxa de manutenção.

Espero que tenham gostado! Até a próxima!

Se gostou da matéria deixe um comentário e compartilhe com seus amigos!


Nos acompanhe no Instagram | @Dressacarolinne
Veja mais idéias no Pinterest | Dressa Carolinne
Conheça a Fan Page | @Partedomeuar
Se Inscreva no Canal | Dressa Carolinne

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Criado por: Mariely Abreu | Todos os direitos reservados ©. voltar ao topo